CRÍTICA, Museu do Futebol

     O museu do Futebol engloba informações sobre toda a tragetória do futebol nacional e internacional, constrói toda a história do esporte primeiramente elitizado em diversos tipos de abordagens audiovisuais, contendo videos, trechos de locuções, fragmentos de noticias, entre outros que compõem todo um cenário quase que em linha do tempo, separado em diferentes salas.
     O local pretende retratar o esporte como cultura, nos apresentando a fundo cada uma das lendas que conhecemos superficialmente, tanto jogadores quanto jornalistas, por exemplo. Com fotografias essa história é contada, como as coisas mais "simples" evoluíram, como por exemplo, a alteração do modelo de uniforme.
     Poucas são as imagens de mulheres, Marta, aparece em pouca quantidade comparada à lendas masculinas e em geral, os homens tomam conta das exposições, apesar de algumas noticias e acontecimentos importantes para o futebol feminino estarem listados.  
    Todas as salas são pensadas minusciosamente para prender a atencao do visitante, algumas são escuras, com projeções para que aquela imagem seja clara e objetiva, outras se constroem através da exposicao de notícias e são ambientes claros e grandes para que a leitura seja possivel e bem feita, existe todo um planejamento que prende o observador às esposições. 
     O ambiente todo não só é voltado para quem já ama o esporte, mas também para aqueles que querem se aprofundar ou até mesmo para aqueles que não sabem de nada, até porque existem alas de explicação da modalidade, exemplos do que pode ou não ser feito, em que momentos cartões são aplicados e no final, um simulador onde podemos fazer um chute a gol.
     Uma ótima pedida para um passeio em família, o Museu localizado no Pacaembu, estádio que foi palco de jogadas brilhantes, é um ótimo atrativo para divertir a todos e mostrar porque o futebol está enraizado em nossa cultura. 


Resultado de imagem para pacaembu


Comentários