DOCUMENTAÇÃO, Museu do Futebol




      Localizado no Estádio Paulo Machado de Carvalho o famoso Pacaembu, fica o Museu do Futebol, ícone para os amantes do esporte e fascinante até mesmo para quem não entende do assunto.
      Inaugurado em 29 de setembro de 2008, o local é a casa de toda a história do futebol nacional e internacional, contém histórias e trajetórias de jogadores extremamente importantes como Pelé, Zico, Garrincha, Sócrates, Marta e muitos nomes que estarão para sempre marcados em nossa história, a história do país do futebol.

      O museu não abre às segundas-feiras, mas nos outros 6 dias da semana ele está aberto para visitação, de terça a domingo funciona das 9h às 17h, mas atenção, nos dias de jogos no Pacaembu o horário de funcionamento pode ser alterado.       Os ingressos custam de 7,50 a 15 reais, estudantes, aposentados ou maiores de 60 anos e professores de escolas públicas podem garantir a meia entrada, mas caso queira uma visitacao gratuita, o dia da semana é a terça-feira.
      Durante o passeio, a imersão no mundo do futebol é enorme, tanto que em um dos momentos, passamos por um túnel onde pode ser escutada claramente uma torcida, da a impressão de estarmos dentro do Estádio durante uma partida. 
     O museu é dividido em diversas e enormes salas interativas, assim que entramos podemos ter a experiencia de ouvir o Rei Pelé nos dando boas vindas em diferentes línguas. Ao longo do percurso, nos deparamos com imagens, gramados projetados no chão, depoimentos de jornalistas e radialistas, lances, e fotografias reais por volta da a sala, além de trechos de notícias antigas. Uma das ultimas salas contem algumas curiosidades, onde o visitante pode aprender sobre regras e observar como foi a evolução de chuteiras e bolas, por exemplo.
     É um passeio muito gostoso e interessante para toda a família, muitas crianças têm a curiosidade de entender mais a história de todo o esporte, mas muitas vezes não conseguem nada tão imersivo, e o museu é a pedida perfeita para distrair e encantar as criancas, que além de entender melhor tudo aquilo, pode interagir até mesmo com jogos de vídeo-game e um simulador no final do passeio, onde podemos ter a sensação de chutar uma bola ao gol.





Comentários